Psicologia MSN.com

O que você está buscando? Mais de 400 textos grátis!

Complexo...eu?

Há cerca de 100 anos atrás, C. G. Jung (o criador da Psicologia Analítica) elaborou um interessante teste chamado teste de associação de palavras. 


Funcionava do seguinte modo: 



1) Criação de uma lista aleatória de palavras: carro, amigo, céu, escola, livro...


2) O aplicador do teste falava uma palavra e imediatamente o paciente tinha que responder com a primeira coisa que lhe viesse à cabeça. Carro e a pessoa dizia andar; amigo e a pessoa dizia bom, céu – azul, escola – interessante etc.


3) Em algumas palavras, o paciente demorava demais para responder, respondia com a mesma palavra ou com uma palavra com o significado oposto. Neste caso, havia um afeto, uma emoção inconsciente. Analisando as palavras que continham afeto – ou afeto em excesso – podia-se construir a história do sintomas, do problema psíquico do paciente. 

Foi a partir deste teste que Jung passou a usar o termo complexo, que pode ser definido como uma palavra – ou grupo de palavras – carregada de afetos, em geral, inconscientes. 

O curioso é que o nosso eu também é um complexo, ou seja, o eu é constituído por uma série de palavras (nome próprio articulado à uma história particular) que são carregadas de afeto. Por exemplo: se perguntam para mim quem eu sou, poderei dizer que sou Felipe de Souza e trabalho com psicologia. Estas palavras – Felipe de Souza / psicologia são carregadas de afeto para mim. A junção do afeto com uma série de palavras cria um complexo. O eu também é um complexo, mas existem outros como o famoso complexo de Édipo, de Freud e o complexo de inferioridade, de Adler sobre os quais escreverei a seguir. 

Para saber mais: A natureza da psique, Volume 2, Capítulo 3: Considerações gerais sobre a teoria dos complexos. Autor: C. G. Jung. Editora Vozes. 


FELIPE DE SOUZA
Psicólogo Clínico e Consultor de Rh
felipedesouza.psicologo@yahoo.com.br
felipeluiss@hotmail.com 
(35) 9179-9096

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. interessante,tava interessado na area,mas tenho que terminar minhas coisas primeiro.

    ResponderExcluir

Página Inicial

Página Inicial
Psicologia MSN.com

Psicólogo