O alemão Karl Jaspers (1883 - 1969) elaborou uma vasta obra, em especial nas áreas da filosofia e da psiquiatria. Para a psicologia é de especial interesse sua visão do significado das Doenças Mentais de seu livro Psicopatologia Geral, publicado pela primeira vez em 1913.
Em 1901, aos 18 anos iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Freiburg, mais por influência do pai do que por interesse em ser advogado.
Em 1901, aos 18 anos iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Freiburg, mais por influência do pai do que por interesse em ser advogado.
Em 1902, iniciou a faculdade de medicina, na qual se formou em 1908 em Heidelberg. Nesta cidade alemã trabalhou como psiquiatra até 1915.
A direção de sua vida começou a mudar quando começou a dar aulas de psicologia na Faculdade de Letras de Heidelberg em 1913, ano em que publicou um importante livro para a história da psicologia e da psiquiatria, intitulado Psicopatologia Geral, em que tratava das doenças mentais com um enfoque até então praticamente inédito: a fenomenologia.
Ou seja, Jaspers - estudando as doenças mentais - não focou sua atenção nas causas das dificuldades dos pacientes, mas sim no sentido ou significado do problema.
Alguns anos mais tarde, em 1921, tornou-se catedrático de filosofia ainda em Heidelberg.
Em 1932, publicou outro importante livro, intitulado Filosofia, sob influência dos filósofos Kierkegaard, Nietzsche e do sociólogo Max Weber.
Outras obras importantes de Karl Jaspers: A culpa alemã (1949); Origem e sentido da história (1949); e A bomba atômica e o futuro do homem (1958).

pelo visto, um grande homem para a psicologia.
ResponderExcluirhttp://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
visita o meu blog? me dá esse prazer ;)