Psicologia MSN.com

O que você está buscando? Mais de 400 textos grátis!

Dicas de saúde

Olá querida leitora e querido leitor!


Estou muito feliz com a mais nova parceria do BLOG DE PSICOLOGIA!


O BLOG PGFysio apresenta um vasto conteúdo sobre Saúde, Saúde da Mulher, Fisioterapia!!!


Além de dicas e sugestões para aprimorar o nosso Bem-Estar!!


























Clique aqui para ter acesso a Todo este Conteúdo!


__________________________________________________





Texto: Paula Cristina Gissoni Meira




E aí pessoas!!!



Bom...Não podia deixar de postar algo, nesse dia tão especial para nós profissionais :

FELIZ DIA DO FISIOTERAPEUTA!

Vamos entender um pouquinho sobre a nossa profissão?
13 de Outubro
No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o dia do fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.



O que fazemos...
- O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.
- A prevenção é considerada, inclusive, a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em determinadas situações.
- A fisioterapia de reintegração ou reabilitação visa reintegrar a pessoa à sociedade. Geralmente o fisioterapeuta estimula o potencial neurológico do paciente que sofreu lesões na área neurológica ou perdeu algum dos membros.
- Já a fisioterapia curativa tem o objetivo de devolver os movimentos perdidos em decorrência de lesões graves ou restabelecer a força e vitalidade dos músculos.
**Independente do tipo de intervenção, o fisioterapeuta pode atuar em vários ramos da medicina como a ortopedia, obstetrícia, pediatria, geriatria, reumatologia, medicina esportiva, neurologia, cardiologia e pneumologia.
***O profissional pode escolher uma dentre várias das áreas existentes no mercado de trabalho, incluindo fisioterapia do trabalho, fisioterapia clínica, trabalhando em hospitais, consultórios, clínicas, centros de reabilitação e ambulatórios; saúde coletiva, onde elabora programas de saúde; educação, lecionando ou desenvolvendo pesquisa e em saúde esportiva, recuperando atletas. Além de se especializar em determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia.



Infelizmente a fisioterapia para o mercado brasileiro ainda apresenta-se muito distante do verdadeiro valor de seu profissional. O que vemos é que o cidadão não sabe exatamente em qual situação deve procurar um profissional da área. Diferente de outros países, o Brasil não tem uma visão de que o fisioterapeuta é o grande responsável pelo resgate do movimento em todas as suas formas, desde as mais simples até às mais complexas e demoradas.


Mas eu acredito muitoooooooo , AINDA, nessa profissão tão linda...Onde nós profissionais dedicamos diariamente o nosso tempo, não somente com a recuperação e reabilitação físicas das pessoas, mas com muitas outras atividades que beneficiam o corpo. Cada sorriso, afeto de agradecimento....Vale todo o esforço dedicado para cada paciente! E com certeza vai chegar o nosso dia de recebermos a nossa VALORIZAÇÃO como profissional nesse mercado que com certeza tem espaço para todos! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
Psicologia MSN.com

Psicólogo