Transtornos de Ansiedade são aqueles que são caracterizados por um medo excessivo e anormal, por preocupação e ansiedade.
Agorafobia
O termo agorafobia vem do grego “ágora” (reunião de pessoas, assembléia, multidão) + “phobos” (medo). Diferentemente do que possa sugerir, agorafobia não é somente um medo de espaços com grande quantidade de pessoas. Para além disso, há o sentimento de medo diante de situações em que comportamentos de esquiva-fuga seriam difíceis de realizar.
Ataque de Pânico
O ataque de pânico, geralmente, é curto. Alguns pesquisadores e profissionais afirmam que dura em torno de 10 a 15 minutos e é caracterizado por uma forte sensação de medo e desconforto que surge de forma inesperada. Mesmo parecendo pouco tempo, quem passa por esta situação costuma narrar que o ataque “demorou uma eternidade” devido à intensidade do sofrimento.
Transtorno de Pânico Sem Agorafobia
Transtorno de Pânico Com Agorafobia
Agorafobia Sem História de Transtorno de Pânico
Fobia Específica
Fobia específica, antigamente conhecida por fobia simples, é uma classe mais generalista. Ocorre um intenso medo que pode ser de objetos ou mesmo de situações. Por exemplo medo de voar, medo de animais, de doenças, de sangue etc.
Fobia Social
A fobia social é caracterizada pela ansiedade em relação à avaliação social de outra pessoa. É comum surgir na adolescência por ser uma fase da vida em que há o desenvolvimento pessoal e de habilidades sociais, porém também pode surgir na infância ou na vida adulta.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Existem vários tipos de TOCs. Neste transtorno há a obsessão, caracterizada por pensamentos e ideias incontroláveis, e a compulsão, em que comportamentos são emitidos na tentativa de afastar tais pensamentos. Um exemplo comum de TOC são pessoas que lavam as mãos compulsivamente. Vale destacar que o comportamento emitido pode ser simbólico, não necessariamente quem lava as mãos compulsivamente, por exemplo, tem pensamentos obsessivos com sujeira, germes e afins.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Conhecido por TEPT, o transtorno de estresse pós-traumático ocorre após um evento extremamente aversivo que pode ter sido vivido ou apenas testemunhado pelo indivíduo. É comum ocorrer após sequestros, em que há o uso da violência e do terror contra a vítima. A principal característica é o fato de o paciente, mesmo após a situação, rememorar o ocorrido repetidas vezes, sendo possível perceber, inclusive, alterações neurofisiológicas por conta de tais recordações.
Transtorno de Estresse Agudo
Geralmente antecede o TEPT. Ocorre em torno de um mês após a exposição ao evento causador de estresse intenso, com o surgimento de ansiedade.
Transtorno de Ansiedade Generalizada
É mais leve, possui uma duração curta em relação a outros transtornos de ansiedade, em torno de 6 meses, em que há uma preocupação constante de que algo irá acontecer, em qualquer ambiente que se vá. Não há necessariamente um estímulo específico para a emissão de comportamentos ansiosos.
Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica Geral
É comum ocorrer por conta da utilização de drogas em algum tratamento, não necessariamente sendo este tratamento de ordem psiquiátrica.
Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância
Ocorrem por conta de alguma droga ou substância que altere o funcionamento fisiológico e mental do indivíduo, propiciando o surgimento de comportamentos ansiosos.
Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação
Outros transtornos de ansiedade que não se enquadram em nenhuma outra categoria.
É importante lembrar também que não necessariamente porque temos momentos ansiosos estamos com algum transtorno. Em um mundo como o nosso, cheio de compromissos e uma busca por maior produtividade em menor tempo, é comum ficarmos ansiosos. Porém, se esta ansiedade não nos impede de vivermos e não nos causam sofrimento psíquico ou não nos impedem de realizarmos nossas atividades cotidianas, podemos nos considerar normais. Se é que alguém é normal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário