Louise Andréas-Salomé é lembrada na história da psicologia e da psicanálise por sua influência indireta em homens que marcaram a cultura ocidental, entre eles: o filósofo Nietzsche, o poeta Rainer Maria Rilke, os psicanalistas Sigmund Freud e Karl Abraham.
Louise Andréas-Salomé ou Lou Andreas-Salomé nasceu em 1861 na Rússia em uma rica família. Seu pai era general russo com ascendência francesa e sua mãe era de origem alemã-dinamarquesa, cuja família era de ricos industriais.
Crescendo em um ambiente poliglóta, a mulher que seduziria tantos homens importantes na cultura ocidental (sedução no sentido de deixá-los fascinados com sua personalidade e não só em sentido da sexualidade), casou-se com o orientalista Friedrich Carl Andréas em 1887.
Em 1912, começou a frequentar as famosas sessões de quarta-feira da Sociedade Psicanalítica em Viena. Em 1921, começou uma relação de amizade com a filha mais nova de Freud, Anna Freud, que duraria a vida toda.
Frau Lou, como também era chamada, escreveu várias romances e textos sobre Nietzsche e Rilke.
Para a psicanálise, deixou para a posteridade os seguintes textos:
- Psicossexualidade (1915), capítulo da obra inacabada O amor do narcisismo;
- Carta aberta a Freud (1931);
- Correspondência com Sigmund Freud
A Correspondência com Sigmund Freud é importante para aqueles que desejam saber mais da história da psicanálise e da Sociedade Psicanalítica Internacional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário