Psicologia MSN.com

O que você está buscando? Mais de 400 textos grátis!

Biografia Alzheimer

Alois Alzheimer - médico



A palavra alzheimer atualmente é associada com a doença de alzheimer. O nome foi dado em homenagem ao seu descobridor, o médico alemão Alois Alzheimer. 



Embora não seja propriamente um autor da área da psicologia, psicanálise ou psiquiatria, ele influenciou o modo como o mundo via a demência e, mais do que isso, conseguiu comprovar clinicamente que alterações cerebrais, nos novelos neurofibrilares, eram responsáveis pela causa da doença.


Aloysius Alzheimer nasceu em 14 de Junho de 1864 em uma pequena cidade no sul da Alemanha chamada Markbreit. Seu pai Eduard Alzheimer era tabelião público. 


Desde a infância, Alzheimer tinha grande facilidade para os estudos, em especial na área de ciências naturais. Aos dezenove anos inicia seu curso na Universidade de Berlim, importante centro de produção de conhecimentos na área médica. 


No ano seguinte, resolve muda para a Universidade de Würzburg, onde teria a possibilidade de se especializar em histologia e microscopia. 

Em Tübigen, nos anos de 1886 e 1887 finaliza seu curso, aonde viria a apresentar o caso cujo pioneirismo o tornaria internacionalmente conhecido, e cuja doença levaria seu nome. 

Cola grau em medicina em 1888, e no mesmo ano, já possui licença médica para clinicar. Torna-se Professor Associado da Clinica Real de Psiquiatria em 1908, fundando o Laboratório de Neuropatologia. 

O caso August D, que o consagraria, foi apresentado em 1906 no 37° Encontro de Psiquiatras do Sudeste da Alemanha, completado no ano posterior com a publicação em “Allgen Z Psychiatrie Psych – Gerich Méd”. Seria o eminente psiquiatra Emil Kraepelin, chefe da clínica na qual Alzheimer trabalhava, quem nomearia essa classe clinica como doença de Alzheimer na 8ª edição de seu livro: “Psychiatrie: Ein Lehrbuch fur Studierende und Artze” - segundo volume de sua “Psiquiatria Clínica” (titulo em português) - publicado em 15 de julho de 1910. Foi neste volume que Kraepelin ampliou o Capítulo VII intitulado Demência “Pré-Senil e Senil”, e no índice de tal livro surge pela primeira vez a denominação “Doença de Alzheimer”. 

Embora nunca tenha publicado livro de sua autoria, Alzheimer foi colaborador no tratado “Anatomia das Doenças Mentais”, que, por diversos motivos, não foi completado. Juntamente com With Lewandowsky (1876 – 1918) foi fundador da revista científica: “Zeitschrift für die gesamte Neurologie und Psychiatrie” (Revista de Neurologia e Psiquiatria). 

O ano de 1915 marca o início da doença que levaria Aloysius Alzheimer à morte, no dia 19 de novembro na cidade de Breslau. Falecido com 51 anos, em conseqüência de uma tonslite que levou a febre reumática com endocardite, glomérulonefrite e finalmente insuficiência renal, foi sepultado em Frankfurt. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
Psicologia MSN.com

Psicólogo